Basílio

21 de setembro de 2016

Análise 1 - O Amor Fino (Padre Antônio Vieira)


O Amor Fino 


"O amor fino não busca causa nem fruto. Se amo, porque me amam, tem o amor causa; se amo, para que me amem, tem fruto: e amor fino não há-de ter porquê nem para quê. Se amo, porque me amam, é obrigação, faço o que devo: se amo, para que me amem, é negociação, busco o que desejo. Pois como há-de amar o amor para ser fino? Amo, quia amo; amo, ut amem: amo, porque amo, e amo para amar. Quem ama porque o amam é agradecido. quem ama, para que o amem, é interesseiro: quem ama, não porque o amam, nem para que o amem, só esse é fino."

(Padre Antônio Vieira - Sermões)

Análise sobre o texto:

O texto fala sobre o amor e as diferentes formas de amar, sejam elas por interesse ou por obrigação. Porém o 'Amor Fino' é aquele que não demonstra nenhum tipo de sentimento que não seja o verdadeiro, aquele que não busca sentimentos falsos e nem retribuições, apenas busca amor por amor, um modo de amar que não precisa dos motivos, nem de questionamentos, apenas sentimentos.

 ❤ Deixe seus recadinhos e sugestões nos comentários. 


Resultado de imagem para imagem de amor png blog



Aluna: Millena Blanc
Turma: B

15 comentários:

  1. Sempre me perguntei se amar por obrigação é realmente amar, com o texto/análise comprovei que essa farsa nada mais é que um tipo de escravidão, não é amor de verdade, o amor em sua forma pura e fina é, até mesmo, invejado de tão belo.
    Está muito bom! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Lara <3 <3
      Realmente gostei da parte em que você retrata esse 'amor por obrigação', um tipo de escravidão... algo que encontramos até mesmo em nosso dia a dia.

      Excluir
  2. Lindo o texto e sua interpretação, gostei muito. A interpretação que tive foi que o amor é comparado a algo como sal ou açúcar; cada vez mais que o amor é "afunilado", cada vez mais fino ele fica, e mais perto do amor verdadeiro fica.
    Adorei! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está de parabéns <3 <3. Sua interpretação, me fez analisar o texto de outra forma. Amei essa parte, "cada vez mais que o amor é 'afunilado', cada vez mais fino ele fica, e mais perto do amor verdadeiro fica." <3 <3

      Excluir
  3. Amei sua interpretação, e também o texto. Ambos me fizeram entender como amamos de uma forma tão superficial às vezes... Um amor fino é tão lindo, que não posso desejá-lo só para mim. Tenho que desejar também para o mundo, que está a cada dia mais se afundando no próprio ódio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Gostei muito da sua interpretação. Vivemos em mundo, a onde apenas o ódio tem prevalecido...é o amor tem sido cada vez mais esquecido.

      Excluir
  4. Gostei muito do texto, apesar de quando estava lendo não compreendi muito bem o que ele estava querendo passar. Logo em seguida,após ler a análise, tudo se esclareceu. Um amor por obrigação,em minha visão, nunca será correspondido e o amor fino é aquele que independente das dificuldades e desigualdades você realmente sente tocar no coração. Parabéns, ótima interpretação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demorei um tempinho...para compreender o texto também kkk'. Sua interpretação foi ótima <3. O 'amor fino', apesar de não ser encontrado facilmente, é uma das mais puras formas de amar, como você mesmo disse "(...) É aquele que independente das dificuldades e desigualdades, você realmente sente tocar o coração".

      Excluir
  5. Gostei muito do trecho, pois ele explica muito bem as diferentes formas de "amar", afinal amar por obrigação ou negociação não é amar. É meio difícil conseguir um "amor fino" hoje em dia, pois mesmo que sem querer, quase sempre temos alguma intenção por trás do sentimento.
    Sua interpretação me ajudou muito no entendimento, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje em dia, tem sido muito raro encontrar pessoas, em busca de sentimentos verdadeiros <3 <3.
      Amei seu comentário <3

      Excluir
  6. Pessoal, o blog de vocês está ficando muito legal. Está muito bem organizado. Estou adorando os comentários.

    ResponderExcluir
  7. porque o "amor que tem causa" deve ser considerado uma obrigacao ou uma atitude de agradecimento ?

    ResponderExcluir
  8. O texto continua tão atual!! Fala das pesooas que frequentavam a igreja naquela época( colonização) e do amor delas para com Deus. Mas serve para diversas situações da nossa vida!!

    ResponderExcluir