Basílio

8 de outubro de 2016

Análise 6 - Segunda Impaciência do Poeta (Gregório de Matos)

Poema Lírico :


Segunda Impaciência do Poeta


Cresce o desejo, falta o sofrimento, 

Sofrendo morro, morro desejando,

Por uma, e outra parte estou penando

Sem poder dar alívio a meu tormento.
Se quero declarar meu pensamento,

Está-me um gesto grave acobardando,

E tenho por melhor morrer calando,

Que fiar-me de um néscio atrevimento.
Quem pretende alcançar, espera, e cala,

Porque quem temerário se abalança,

Muitas vezes o amor o desiguala.
Pois se aquele, que espera se alcança,

Quero ter por melhor morrer sem fala,

Que falando, perder toda esperança.

                                                                 - Gregório de Matos 
Análise:

 O poema, descrito acima possui características Barrocas que tem como uma das principais funções demonstrar o que se passa no interior do autor . Dentre elas temos o uso de antíteses que representa a contraposição entre palavras com sentidos opostos como, por exemplo, "cresce" e "falta".
  O título "Segunda Impaciência do Poeta" demonstra a obrigação do autor de se calar, por conta do medo. Pois, naquela época, a Igreja possuía um grande poder de controle sob as pessoas e, expressar seus pensamentos(eles sendo contrários às ideias da Igreja) seria um atrevimento.









"Boca do Inferno" foi como Gregório ficou conhecido na comunidade religiosa justamente pelo fato dele, em seus poemas, deixar claro sua revolta e usar palavras rudes em suas obras. 








Sítio consultado: http://pt-br.toque105.wikia.com/wiki/4-_Greg%C3%B3rio_de_Matos   Acessado em: 08/10/16





Nome: Danilo Falante

10 comentários:

  1. Ótima interpretação, Danilo! Podemos destacar o cultismo de Gregório e sua luta entre corpo e alma(característica marcante de seu estilo)em muitos pedaços do texto. O autor deixa isso bem claro: 'Sofrendo morro, morro desejando,Por uma, e outra parte estou penando', parte que mostra o conflito entre seus desejos carnais e espirituais.
    P.s:. Gostei de sua visão crítica quanto ao último verso! :)<3

    ResponderExcluir
  2. Também é importante falar sobre o cultismo que está no texto, Danilo, que, além do que Lara já falou acima, também se caracteriza pelo jogo de palavras em que o autor dá, principalmente, nos dois primeiros versos. É realmente um texto que expõe sentimentos como tristeza e melancolia, onde mostra um autor sufocado e agoniado. A interpretação ficou muito boa, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Nesse poema, Gregório de Matos, mostra sua frustração em não poder expressar sua opinião "Se quero declarar meu pensamento, está-me um gesto grave acobardando". Por conta do grande poder exercido pela Igreja, qualquer tipo de 'atrevimento', poderia ser motivo para tomar decisões drásticas. Podemos também encontrar algumas características evidentes do Barroco, que é marcado por obras detalhista e dramáticas, predominando o cultismo.
    Amei sua análise. <3

    ResponderExcluir
  4. O poema acima retrata a forma em que o autor se posiciona em relação à Igreja. Naquela epóca qualquer tipo de opinião oposta poderia ser levada como uma forma de atrevimento. Além disso, mostra características do Barroco como exemplo, o cultismo.

    ResponderExcluir
  5. A repetição de palavras principalmente na primeira estrofe nos remete muito a uma das características Barrocas.
    Nesse poema deu pra entender o motivo de o chamarem de "Boca do Inferno", principalmente neste trecho "Se quero declarar meu pensamento,/Está-me um gesto grave acobardando,/E tenho por melhor morrer calando,/Que fiar-me de um néscio atrevimento." em que ele demonstra o medo de falar por causa do domínio da Igreja Católica.

    Sua análise me ajudou a entender uns pontos que eu não tinha entendido.

    ResponderExcluir
  6. Muito bem, pessoal! Vocês melhoraram muito!

    ResponderExcluir
  7. parabéns... muito boa as interpretações. abril minha mente para desvendar os mistérios de Gregório, e as características do barroco no poema,para Literatura Brasileira 1.

    ResponderExcluir