Basílio

31 de outubro de 2016

Análise 8 - Soneto I (Cláudio Manuel da Costa)





Soneto I - Cláudio Manuel da Costa


''Para cantar de amor tenros cuidados, 
Tomo entre vós, ó montes, o instrumento; 
Ouvi pois o meu fúnebre lamento; 
Se é, que de compaixão sois animados: 

Já vós vistes, que aos ecos magoados 
Do trácio Orfeu parava o mesmo vento; 
Da lira de Anfião ao doce acento 
Se viram os rochedos abalados. 

Bem sei, que de outros gênios o Destino, 
Para cingir de Apolo a verde rama, 
Lhes influiu na lira estro divino: 

O canto, pois, que a minha voz derrama, 
Porque ao menos o entoa um peregrino, 
Se faz digno entre vós também de fama''



  Na primeira estrofe, o eu-lírico clama por atenção, pede para que escutem o seu lamento.   Na segunda, temos a citação de Orfeu, que seria um ser da mitologia Grega. Diz o mito, que Orfeu, desceu até o Hades para buscar a esposa Eurídice. Conta-se que ao chegar no Hades, Orfeu com sua canção conseguiu a permissão das criaturas do local para trazer a amada para o mundo dos vivos. Porém, ele não poderia olhar para trás antes de sair do Hades. Orfeu não obedece, então não consegue trazer a sua esposa de volta. No poema, o eu-lírico o cita também Anfião com sua lira. Anfião era um filho de Zeus, que recebeu uma lira de Apolo e segundo o mito, fundou a cidade de Tebas através dela. Por isso fala: "Da lira de Anfião ao doce acento se viram os rochedos abalados."  
  Na terceira, temos outra citação de um ser da mitologia grega, Apolo. Se fala da lira novamente, pois foi justamente Apolo quem deu a lira para Anfião.
  É uma característica do arcadismo ter essa presença de seres mitológicos em suas poesias. Também outra característica presente no texto é o ambiente em que se passa. Um lugar tranquilo, na natureza.


  

                             Resultado de imagem para Lira de Anfião
http://brevehistoriadamusica.blogspot.com.br/2014/01/musica-na-grecia-antiga.html

Referências:
http://www.soliteratura.com.br/arcadismo/

Pâmella B.

10 comentários:

  1. No início do sonoeto, há o motivo de Apolo ter dado o instrumento a Orfeu e o clamor por atenção citado por você, Pâmella, aparenta ser um pedido de Orfeu a Hades. De acordo com a história, podemos perceber que ele clama por sua amada.
    Porém, por ser teimoso, ele a perde novamente e assim faz juz à sua fama.
    É incrível ver a grande diferença entre Barroco e Arcadismo, esta presente grandiosamente nas divindades retratadas pelos principais escritores.
    Boa análise 😊😘

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  2. Este é realmente um texto em que o Arcadismo é sua essência. Há muitas características nele, como por exemplo: a lamentação explícita no texto percebida logo na primeira estrofe, mitologia greco-latina, relação entre o mundo espiritual e material e também a grande exposição de sentimento que o texto nos traz. É claramente um texto Arcadista, assim como a imagem utilizada no post. A diferença entre o Barroco e Arcadismo é realmente muito grande, são dois movimentos literários bem distintos, mas que cada um possui sua devida importância na sociedade.
    Ótima análise.

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  3. Podemos, perceber com clareza, uma das principais características do Arcadismo: a inspiração greco-romana, é essa mistura de divindades.O soneto, mostra toda paixão envolvida de Orfeu para com Hades. Podendo, ficar explicito as grandes diferenças entre o Barroco é o Arcadismo.
    Gostei muito <3

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  4. O soneto apresentado está totalmente relacionado ao arcadismo visto que possui características como: Inspiração nos modelos renascentistas, tom de confissão nos textos, estado de espírito espontâneo no âmbito dos sentidos, uso de apelidos e temas épicos.
    A mitologia presente se manifesta na alusão a Orfeu e Eurídice no segundo parágrafo do soneto, por exemplo.
    Ótima análise!

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  5. A grande inspiração greco-romana nesse texto é uma característica clara do Arcadismo (e também é uma que diferencia do Barroco). O texto é um soneto clássico com dois quartetos dois tercetos.
    Claudio Manuel da Costa associa muito bem os deuses e suas histórias com a mensagem da paixão de Orfeu por Hades.

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  6. • Quem é o eu-lírico?
    • O eu-lírico é subjetivo ou objetivo?
    • A quem o eu-lírico se dirige?

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  7. • Quais os temas abordados?
    • Como o tema é desenvolvido nos quartetos e tercetos?
    • Como é a linguagem do poema?
    • A Natureza é representada? Como?

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  8. • Quais características árcades são percebidas no poema?
    • Quais figuras de linguagem são encontradas no poema?
    • A realidade brasileira se distingue no poema?
    • Elementos mitológicos ou históricos são usados como referência?

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