Basílio

6 de novembro de 2016

Análise 10:Soneto III (Tomás Antônio Gonzaga)



Análise 10
Soneto III (Tomás Antônio Gonzaga)
Soneto III
Enganei-me, enganei-me - paciência!
Acreditei às vezes, cri, Ormia,
Que a tua singeleza igualaria
A tua mais que angélica aparência.
Enganei-me, enganei-me - paciência!
Ao menos conheci que não devia
Pôr nas mãos de uma externa galhardia
O prazer, o sossego e a inocência.
Enganei-me, cruel, com teu semblante,
E nada me admiro de faltares,
Que esse teu sexo nunca foi constante.
Mas tu perdeste mais em me enganares:
Que tu não acharás um firme amante,
E eu posso de traidoras ter milhares.
Tomás Antônio Gonzaga


Vocabulário
Galhardia: elegância, garbo.
Cri: acreditei, confiei, desejei; conjugação do verbo crer.


Análise
        Neste texto, carregado de emoções, parece que o eu-lírico confessa que enganou-se a respeito de uma moça, Ormia, que é de “angélica aparência”. Ele está triste por ter se decepcionado com sua amada e ter depositado nela sentimentos como prazer, sossego e inocência, citados na segunda estrofe. Contudo, na última estrofe, o eu-lírico diz que a pessoa que mais perdeu, foi ela, pois, agora, não achará alguém que a ame como ele o fez e, agora, ele poderá ter milhares de amantes.
            É um texto que possui um sentimento de tristeza, pelo o que o eu-lírico está passando: decepção, rejeição e sentindo-se enganado e impotente. É perceptível o amor que ele possuía por ela, mas que ela não possuía o mesmo por ele.
            As características do Arcadismo presentes neste texto são, principalmente, as confissões, exposição clara de sentimentos e exaltação da pureza, ingenuidade e beleza. O eu-lírico confessa, do início ao fim do texto, que foi enganado pela sua amada, e, ao decorrer do mesmo, fala sobre seus sentimentos. Mas no final do soneto, ele não se dá por vencer e diz que quem perdeu foi sua amante, que agora não irá achar alguém que a ame como ele a amou.


Sites consultados




http://www.soliteratura.com.br/arcadismo/

Postado por: Ithalo Vitipó

6 comentários:

  1. O poeta não só mostra tristeza, mas também um desdém pela moça que supostamente o enganou, talvez isso seja graças a uma passagem de tempo ou, era apenas 'fingimento' de Tomás.
    Dirceu esperava que a singeleza da mulher se igualasse com a beleza e ali caiu, Ormia não era a moça que ele esperava. Há a tentativa do autor em sair por cima da situação nos últimos versos, mas tendo uma visão mais crítica e lendo novamente o soneto, ela quem não o quis. E, podemos arriscar dizer que Antônio apenas não aceitou a desilusão amorosa.
    Adorei sua interpretação, Ithalo 🌸😘

    ResponderExcluir
  2. O soneto narra uma triste historia de um amor não correspondido, no qual o eu-lírico parece amar plenamente sua mulher, que no entanto ela o traio. Mostrando assim toda sua decepção pela perda de sua amada. Logo, no final do soneto ele diz que quem acabaria pior com isso seria Ormia e não Dirceu, pelo fato do real valor de um amor verdadeiro.
    Boa análise!

    ResponderExcluir
  3. Vejo também que por mais que pareça que ele queira se vingar, o que realmente está sentindo é tristeza. Deve ser muito difícil ser abandonado por quem você ama e o eu-lírico passa por isso. É um belo texto, mesmo sendo de difícil análise. Podemos perceber várias características d arcadismo nele, como já foi citado em sua análise. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  4. O soneto, demonstra a decepção do eu-lírico ao vivenciar uma completa ilusão, a respeito desse 'tal amor'.Além disso, podemos analisar o comportamento de Dirceu, ao enaltecer sua amada, como beleza grandiosa incapaz de ser descrita.Portanto, podemos perceber com clareza características próprias do arcadismo.

    ResponderExcluir
  5. Diferente de outros textos do arcadismo, esse eu achei mais fácil de compreender.
    O soneto narra uma desilusão amorosa sofrida pelo eu-lírico, o que é resaltado pela repetição de "Enganei-me". Ele enaltece "Ormia" ao mesmo tempo que podemos interpretar um desdém vindo dele.
    O soneto termina com "(...)Que tu não acharás um firme amante,/E eu posso de traidoras ter milhares." que dá a entender que ela nunca encontrará alguém que a ame do mesmo jeito que ele, mas que ele pode achar "traidoras" como ela muito facilmente.

    ResponderExcluir