Basílio

13 de novembro de 2016

Análise 11

Análise 11
(José Basílio da Gama)

A UMA SENHORA
QUE O AUTOR CONHECEU NO RIO DE JANEIRO
VIU DEPOIS NA EUROPA



Na idade em qu'eu brincando entre os pastores
Andava pela mão e mal andava,
Uma ninfa comigo então brincava
Da mesma idade e bela como as flores.

Eu com vê-la sentia mil ardores;
Ela punha-se a olhar e não falava;
Qualquer de nós podia ver que amava,
Mas quem sabia então que eram amores?

Mudar de sítio a ninfa já convinha,
Foi-se a outra ribeira; e eu naquela
Fiquei sentindo a dor que n'alma tinha.

Eu cada vez mais firme, ela mais bela;
Não se lembra ela já de que foi minha,
Eu ainda me lembro que sou dela!...

Análise

Neste soneto, o autor relata uma paixão a primeira vista por uma moça, a qual ele se encantou com sua beleza, chegando a compará-la com as flores, no segundo quarteto ele retrata essa paixão, retratando que ao vê-la sentia um calor, uma paixão, e da a entender que essa paixão era recíproca, apesar da moça se manter em silêncio.
Pode-se identificar a idealização da mulher amada, com analogias e um tom de confissão no texto feito pelo autor,características do arcadismo, no primeiro terceto, permite observar que a amada se mudou,ou foi embora de sua vida e ele confessa a dor que estava sentindo, pra terminar no último terceto ele volta a exaltar a moça “ela mais bela”, deixando claro no último verso que ainda era apaixonado por ela,mas que ela já nem se lembrava mais dele.

Referências

http://arcadismobasiliodagama.blogspot.com.br/2010/09/poemas-de-basilio-da-gama.html

http://www.antoniomiranda.com.br/Iberoamerica/brasil/jose_basilio_gama.html

http://www.estudopratico.com.br/caracteristicas-do-arcadismo/


Postado por: Danilo Falante.

6 comentários:

  1. Podemos observar a presença do Bucolismo, que refere-se à natureza e as belas paisagens do campo.Além disso, o eu-lírico enaltece a amada, fazendo comparações com flores e demonstrando seu imenso amor.
    Gostei muito!!

    ResponderExcluir
  2. Também podemos ver um pouco da mitologia pagã como elemento estético("Uma ninfa comigo então brincava", "Mudar de sítio a ninfa já convinha"). Não acredito que seja uma paixão a primeira vista, já que a moça é vista como uma ninfa e esta brincava com ele.
    Está claro uma "passagem" de tempo que mostra o estado de espírito do autor no trecho: "Eu cada vez mais firme, ela mais bela". Aqui, ele aparenta mostrar que fica mais duro e frio enquanto ela fica ainda mais bonita.
    Está muito bom, Danilo! <3

    ResponderExcluir
  3. É bastante perceptível a inocência e o enaltecimento à natureza em que o eu-lírico demonstra no texto, características do Arcadismo. Outro ponto importante foi o uso da mitologia pagã, em que o eu-lírico fala sobre ninfas. Muito bom, Danilo.

    ResponderExcluir
  4. Lendo este poema podemos perceber várias características do arcadismo, como esse uso da mitologia. O que é muito diferente do barroco, o qual usava mais a imagem cristã, onde se falava muito de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante do poema e da sua análise.
    Eu pensei se não poderia o amor narrado ser um algo de bastante tempo, que cresceu com ele e depois se afastou, mas ele ainda nutre sentimentos por ela. Ao retratar a amada como uma "ninfa" -mitologia pagã- se dá um contraste com o barroco -que se limitava a utilizar apenas referências cristãs.

    ResponderExcluir