O contexto interfere?
Sim, e muito! Alguns dos artistas criticavam a postura da Igreja (Caravaggio - explicação mais profunda a frente), faziam a fé caminhar com a ciência, mostravam um pouco da mitologia (temos um famoso quadro sobre a Medusa) e, alguns dos artistas dedicaram-se a enfeitar igrejas (Aleijadinho, por exemplo).
Pintura:
1- valorizava as cores, sombras, luz e, principalmente, os contrastes (alma/corpo, claro/escuro).
2- as imagens não tinham um personagem central.
3- o movimento era valorizado.
3- o movimento era valorizado.
As Esculturas
Elas costumavam mostrar as emoções e sentimentos nas faces dos personagens. Os traços mostravam uma luta entre contrários, algo típico do estilo. Nas esculturas há predominância de curvas, relevos e cores 'celestiais', como o dourado e o prata. No campo das esculturas e pinturas destacaram-se os artistas da Europa e do Brasil, alguns deles sendo: Velásquez (espanhol), Caravaggio (italiano), Van Dyck e Frans Hals (belgas), entre outros. No Brasil tivemos a forte influência do barroco português, mas conseguimos nos desprender de suas características e criar nossas próprias, nossos escultores e pintores de destaque foram: Antônio Francisco de Lisboa (Aleijadinho), Manuel da costa e Mestre Valentim.
Na literatura, temos como destaque Padre Antônio Vieira com seus sermões e Gregório de Matos com seus poemas (os autores que temos feito análise dos textos)
A Música
Barroco significa, em tese, pérola ou jóia no formato irregular. Os músicos arrastaram o significado da palavra para seu lado da arte e colocaram-no na opera (que surgiu no período do Renascimento, mas ganhou popularidade graças às alterações feitas por artistas barrocos), no oratório (onde usavam uma ária da capo) e na cantata.
O ritmo das músicas é enérgico, as melodias tem diversos detalhes e há, vários contrastes, como quase tudo do barroco.
Surgiam sonatas e suítes para dança, estas foram empregadas nos concertos que cresciam.
A Arquitetura
A Arquitetura Barroca se iniciou no século XVII e estava presente principalmente nas igrejas, pois estava, pelo menos inicialmente, ligada à Contra-Reforma e ao Concílio de Trento, que dizia que a arte deve estar a serviço dos ritos da Igreja.
O barroco utiliza os efeitos volumétricos, complexidade na construção, efeitos impactantes, maior aproveitamento de luz e sombra, formas convexas e côncavas, contrastes entre o cheio e o vazio e, principalmente, a integração entre a arquitetura, pintura, escultura e a arte decorativa em geral.
Utilizando esse estilo, a cidade de Roma foi reurbanizada pelo Papa Sisto V.
O barroco ainda está presente?
Sim! Na música, por exemplo. E em tatuagens como a de "Carpe Diem"(viva o agora), um termo barroco que é, até mesmo, adotado como estilo de vida.
Arquitetos: Giacomo Barozzi da Vignola, Giacomo della Porta
A Cabeça de Medusa
Autor: Michelangelo Merisi da Caravaggio
A Era do Barroco
Entre 1594 e 1599
A Incredulidade de Saint Thomas
Autor: Michelangelo Merisi da Caravaggio
Autor: Michelangelo Merisi da Caravaggio
Entre c. 1601-1602
Alunas: Millena, Lara e Isabelle.
Pessoal, essa pesquisa de vocês está bem fraca. Há tanto o que se explorar sobre a arte barroca e vocês não fizeram isso. Ficaram na superficialidade. Observem que não exploraram o barroco no Brasil. Há tanto o que se mostrar sobre a pintura, a escultura e a arquitetura das cidades como: Ouro Preto, Mariana e Congonhas. Além disso, usaram esculturas que não são barrocas. David, por exemplo, é uma escultura renascentista. Uma pena, porque vocês estavam indo tão bem...
ResponderExcluirVocês precisam explicar a contradição que existe no Carpe Diem do Barroco. Não é como o Carpe Diem do Árcade. Pesquisem a diferença.
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