Um pouco do barroco
O que foi?
Um estilo artístico que nasceu em decorrência da crise do Renascimento, ocasionada, principalmente, pelas fortes divergências religiosas e imposições do catolicismo e pelas dificuldades econômicas decorrentes da crise no comércio com o Oriente. A expressão “Barroco” significa absurdo ou grotesco e foi assim chamado pelos críticos afim de ridicularizar a arte que abdicava das regras do estilo clássico. Ex:. “Boca do inferno”
Onde surgiu?
No fim do século XVII, na Itália e teve seu auge no século XVIII, espalhando-se posteriormente para outros países da Europa e América Latina(pelos missionários enviados para catequização, principalmente e artistas que viajavam para a Europa).
E no Brasil?
A arte barroca permaneceu durante o período colonial serviu tanto para facilitar o doutrinamento católico e decorar igrejas(destacando na decoração de igrejas, o artista Aleijadinho), quanto para criticar a Igreja.
Quais são as características das obras?
As obras eram detalhistas, dramáticas e expressivas, de alguma maneira mexiam e ainda mexem com o emocional do espectador. O barroco tem uma ramificação enorme de artes: teatros, pinturas, poemas, esculturas. No campo da pintura destacou-se Caravaggio, no da escrita Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira, nas esculturas Bernini, entre outros mais.
P.s:.nós, administradores, nos aprofundaremos ainda mais em algumas dessas ramificações.
E as da escrita?
1- O Renascimento definiu-se pela valorização do profano, colocando em destaque o gosto pelas satisfações mundanas(prazer, desejo, felicidade). Os intelectuais barrocos, não alcançam tranquilidade agindo de acordo com essa filosofia. A influência da Contrarreforma fez com que houvesse oposição entre os ideais de vida eterna em contraposição com a vida terrena e do espírito em contraposição à carne. Na visão barroca, não há possibilidade de conciliar essas antíteses: ou se vive a vida sensualmente, ou se abre mão dos desejos da carne e se alcança a eternidade(estar ao lado de Deus). A tensão de elementos contrários causa no artista uma profunda angústia, pois este já se banhou nos pecados e depois pediu perdão aos céus. Assim, ora ajoelha-se diante de Deus, ora celebra as delícias da vida. Ex:. Gregório de Matos
2- o tempo tudo destrói em sua passagem.
3- Cultismo e conceptismo, o que são?
Cultismo: utilização de palavras cultas, uso de metáfora e hipérbole.
Conceptismo: é marcado pelo jogo de ideias, de conceitos, seguindo um raciocínio lógico, tem o intuito de convencer e ensinar.
E as figuras de estilo?
1- Metáfora: uma comparação implícita.
2- Antítese: reflete a contradição do homem, coloca em destaque seu dualismo. E sua posição dupla em quase tudo.
3- Paradoxo: é a união de duas ideias contrárias num só pensamento.
4- Hipérbole: ideia de grandiosidade, excesso.
5- Prosopopeia: personificação de seres inanimados para dinamizar a realidade.
Sítios consultados:
Bom, pessoal, isso foi um post feito para ajudá-los em seus blogs, provas e etc. Espero mesmo que seja bom para todos, pois ajudou a mim e aos demais administradores :) <3
Postado por: Lara Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário